sexta-feira, 13 de março de 2009

Para pensar

Pense numa situação: um colégio público. Rede estadual ou municipal não é tão importante.
Mas uma escola que tem por turno em média 300 estudantes. 300. Salas de 30 alunos em média. Esta escola tem 13 professores. E dos 13, 11 são estagiários. Não que seja algo ruim ser um estagiário, nem de maneira nehuma posso dizer que são incompetentes. Não são apenas pelo fato de não serem formados. O que eu me questiono é: o que nosso governo está investindo em educação?
Cansei de ouvir essa pergunta nas bocas das pessoas. Mas quando a escuto é querendo dizer que não faz porque o governo não investe. Que não tem livro, nao tem sala boa, não tem isso ou aquilo.
Porém se vc pensar bem, a educação é em essência os professores. São eles os principais agentes, juntamente com os estudantes. Essa relação construída é que poderá dar frutos. E quando digo que a educação vai mal, se sou educador, digo que eu vou mal. Meus esforços, minhas ações, minhas decisões. Podem estar erradas.
Claro que é muito mais do que isso, uma escola tem uma estrutura que precisa estar saudável para funcionar, mas não significa que se não tiver uma situação ideal, um professor não tem como ensinar, nem um estudante como aprender. Isso me parece desculpa. Desculpa de quem está cansado, desiludido, engessado.
Ainda assim o governo não investe da forma correta em educação. Porque se eu tenho 11 professores que me custam o preço dos dois contratados, digo abertamente que não me interessa investir em qualidade. Ressaltando que não digo que um estudante superior não seja capaz. Mas aqueles que já viram tudo que poderiam na faculdade e ainda tem um tempo de experiência podem estar mais capacitados a se relacionar com uma turma.
Isso porque a gente esquece que o outro lado é composto de pessoas. E muitas vezes em fase de crescimento. Que precisam de alguém que saiba o que fazer. E não que seja empurrado porta adentro sem preparo. Será que nossas faculdades preparam pra sala de aula? Será que nós nos preparamos?
O fato é que lidamos com um aspecto extremamente importante e vital para o país. E talvez (digo talvez pra me iludir) tenhamos pessoas interessadas que a situação continue como está. Interessadas em mão de obra barata, desinformada, que acredita ser o recebido um favor por parte do governo, e não um direito. E esses são os que recebem na sua escola gente pouco preparada, pouco crítica, que ainda está percebendo os esquemas, que ainda está reconhecendo o andar da sociedade. Esses seram os espelhos. Porque criança usa como espelho aqueles que interagem com eles. A educação é muito mais relacionamento do que aquisição de conhecimento.
Conhecimento temos em livros, filmes, até na internet! Mas educação é um construir em conjunto. Preciso do outro e o outro precisa de mim.
Se não investimos nisso como país seremos sempre o que somos.
Possibilidade.
Será que nosso governo investe em Educação? Será que eu invisto?
E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário